CARRO PARADO MUITO TEMPO? E AGORA?

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020 MCnur MCnur MCnur

Em regra geral, após um longo período de inatividade, o seu carro pode precisar de alguns “ajustes” 

Por exemplo, a bateria!

Lembre-se de que na MCnur temos as melhores baterias para si : )

Muitos dos nossos carros ficaram parados durante algum tempo devido ao confinamento a que todos na maioria ficamos sujeitos.

Esta paragem pode significar alguns inconvenientes para a manutenção dos nossos veículos.

Agora ao regressar ao normal funcionamento das nossas vidas, precisamos ter em conta algumas orientações antes de sairmos para a estrada.

Já verificou a bateria do seu carro?

Sim, é importante. A bateria do seu carro pode estar descarregada.

Não é provável que aconteça se o carro tiver uma bateria nova, mas é sempre importante ligar o carro pelo menos uma vez por semana para evitar uma descarga. Mas atenção se você tiver o carro numa garagem ou num compartimento fechado, é importante abrir a porta do complexo para evitarmos as intoxicações dos gases de escape. A saúde sempre em primeiro lugar.

Se o carro for antigo, você pode desligar os bornes para que não descarreguem; mas não é recomendável fazer num carro moderno, pois alguns dos sistemas eletrônicos com os quais está equipado podem ficar descodificados.

Você deve também verificar a pressão dos pneus.

Outro problema que podemos enfrentar por ter a viatura parada muito tempo é a condição dos pneus.

Os pneus parados esvaziam, não se esqueça de verificar antes de andar com o carro novamente. Vá, quando lhe for possível, ao posto de gasolina mais próximo para verificar se eles estão com a pressão correta.

Outra curiosidade é que os carros que estejam parados sempre no mesmo sítio de contacto com o solo, podem sofrer alguns estragos. Se possível, mova o carro um pouco, pode ser só alguns centímetros e pode ser feito sem ter que ligar o motor, para que não seja sempre a mesma superfície a carregar todo o peso.

Da mesma forma, um carro parado por muito tempo pode perder líquidos.

Mas atenção, por vezes quando a fuga é pequena e com o carro parado tanto tempo, pode acontecer que o líquido que caiu, acabe por se evaporar. Já aconteceu!

Uma vez que você comece novamente a usar o carro, não custa nada verificar também o nível do óleo, o líquido dos travões, líquido de refrigeração e o líquido do limpa-vidros.

Limpeza

Um outro problema que podemos encontrar, a menos que tenha tomado a precaução de cobrir o carro com uma lona, é que ele ficará muito sujo! Especialmente se estiver estacionado na rua. 

No começo, isto parece ser um problema menor, mas não é. Se o seu carro ficar exposto ao ar livre todos esses dias, às poeiras, à chuva, aos excrementos dos pássaros …. Pode bem estragar toda a carroceria do seu carro… verdade! 

E atenção também aos vidros. 

Antes de voltar a conduzir, passe um pano pelas escovas do limpa para-brisas, pois elas podem estar muito sujas e com algumas saliências de sujidade e ao colocar em marcha sem tomar as devidas preocupações, pode bem arranhar os vidros. Além disso, antes de sair limpe os faróis, pois a sujidade irá impedir uma visão perfeita. E prepare-se para remover todas aquelas folhas que possam terem-se acumulado, por exemplo na grelha frontal ou no capô.

Mas especial atenção a isto!

Os excrementos de pássaros, são o pior inimigo das carrocerias dos carros, corrói a tinta toda. 

Então é bom ficar atento ao estacionar debaixo das árvores e se acontecer, procure remover a sujidade o quanto antes utilizando por exemplo um pano de microfibra húmido em água.

Já agora, você sabe mesmo quais são os piores inimigos da pintura do seu carro?

1. Excrementos de pássaros

Já falado anteriormente

2. Chuva de granizo

As pedras de gelo podem rachar a pintura do carro. E pode haver o risco de infiltrações de água, que irá enferrujar a carroceria.

3. A Maresia

Quem vive perto do mar, deve tomar ainda mais cuidado com a pintura do carro. Pois viver nestes sítios tem os seus encantos, mas pode criar corrosões na sua viatura.

4. Áreas de construção

Evite estacionar o carro próximo a áreas de construções. Por vezes a alta concentração de pó e de cimento, pode trazer danos à pintura. Uma solução é molhar bastante o carro com água, isso irá tirar a poeira e amolecer o cimento endurecido, evitando riscos no automóvel.

5. Temperaturas extremas

Cuidado ao expor o veículo a temperaturas muito baixas ou altas. Muito frio pode estalar o verniz. Já a exposição ao muito calor pode modificar a tonalidade da cor.

6. Combustíveis

É importante verificar se durante o abastecimento ocorreram salpicos de gasolina, diesel ou etanol sobre a pintura. Se isso acontecer, remova imediatamente com água e sabão neutro (ou outro produto específico)

7. Produtos derivados do petróleo

Os produtos à base de petróleo devem ser usados para a limpeza do veículo apenas em casos específicos e nas áreas afetadas. Não utilize esses produtos para limpeza geral da viatura.

8. Produtos de limpeza

O uso de produtos de limpeza não apropriados para veículos podem provocar problemas na pintura, principalmente quando não removidos completamente. Procure produtos com PH neutro para limpeza do automóvel.

Boa viagem com a MCnur

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais